O Comando de Previsibilidade e a Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida.
Eric Oliveira Costa e Silva
Na ocasião do derramamento de óleo na costa do Brasil em 2019, o ex-presidente Bolsonaro colocou-me como Comandante de Previsibilidade da Operação Amazônia Azul — Mar Limpo é Vida. Nesse ínterim, a memória me traz a lembrança de tudo que foi dito nos telejornais, em especial os da rede globo de televisão, destas lembranças surge a realidade de que nenhum contato destas equipes de telejornais o contato direto foi feito.
Ninguém acreditava na possibilidade de montar um modelo padrão para prever os lugares onde as manchas iriam surgir. Como minha pesquisa de Doutorado apontava para tal possibilidade de evento, passei a construir os mapas de onde surgiriam as manchas.
Creio que devido às minhas posições históricas, uma das motivações para o Bolsonaro me colocar no Comando de Previsibilidade estava a métrica política, uma vez emanava a possibilidade de colocar o erro e a catástrofe ambiental na esquerda.
Ressalto que o trabalho realizado de previsibilidade dos locais onde as manchas iriam surgir na Costa do Brasil foram elaborados apenas por minha pessoa e sem contribuição de qualquer outro cientista de Instituição Civil ou Militar.
Quanto ao meu nome foi colocado como Comandante de Previsibilidade da Operação Amazônia Azul — Mar Limpo é Vida. Por parte de alguns eleitos da Câmara e do Senado, a coisa mais bonita dita nos corredores e câmaras por alguns deputados e senadores as foram ligadas a dizer que eu não detinha sanidade mental e que o Brasil estava entregue a um louco.
A luz de minhas pesquisas, posso responder que o culpado para as manchas de óleo no litoral do Brasil são de ordem de vazamento subterrâneo e descarto qualquer embarcação como culpada, o próprio navio Bouboulina é colocado em minha pesquisa relatório, antes mesmo deste passar pela costa brasileira.
Vale ressaltar, a pesquisa relatório, mesmo ignorada em grandes coletivas, o ex-presidente Jair Bolsonaro demonstrava um apoio velado às minhas posições. Tais posições o levaram a afirmar no primeiro dia da Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida que o pior estava por vir. O relatório de previsibilidade tinha a função exponencial da elaboração quantitativa prévia de mapas e localizações de toda a extensão onde as manchas de óleo chegariam à Costa Brasileira com fim de orientar os trabalhos de Ação da Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida de forma a ressaltar as implicações políticas, econômicas e ambientais da ocorrência da elevação de óleo no litoral brasileiro, objetivando concitar os envolvidos na Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida, a cumprir a missão de limpeza das praias com empenho e dedicação.
Agora sob a luz da história podemos afirmar que cerca de 98% das previsões de onde se elevariam as manchas de óleo, foram apontadas como certa em minha pesquisa de relatório e estas foram essenciais para a prontidão de meios das Forças Armadas.

Comentários
Postar um comentário